Praga: uma janela para o mundo

Poucas cidades no mundo são capazes de combinar a riqueza de sua história e a leveza da vida moderna tão bem quanto Praga. Chamada de “a mãe de todas as cidades”, Praga foi uma das poucas cidades poupada da destruição generalizada durante a Segunda Guerra Mundial e, como resultado disso, seu patrimônio arquitetônico abarca estruturas construídas ao longo de quase um milênio. Como centro político, cultural e econômico do país, a cidade se tornou uma das metrópoles mais visitadas de toda a Europa, um lugar incrível onde o passado e futuro convivem em perfeita harmonia.

Como diz a lenda, Praga foi fundada ainda no século VIII pela princesa Libuše e seu marido Přemysl, o lavrador. Libuše, a primeira da dinastia Přemyslida, supostamente escalou o penhasco às margens do rio Moldava e profetizou o futuro: “Vejo aqui uma grande cidade cuja glória alcançará as estrelas”. E a história continua, ela então ordenou a construção de um castelo e o estabelecimento da cidade que ela chamou de “Praga”. Seja isso um fato ou apenas fruto da imaginação, Praga certamente se tornou uma das cidades mais lindas do mundo, um lugar que desperta a curiosidade e imaginação de todos.

Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects

O novo pavilhão projetado pelos arquitetos PAPUNDEKL convida os visitantes ao Centro de Exposições de Praga, uma área que reabriu seus portões ao público. O pavilhão modular apresenta uma fachada adaptável composta de painéis de fibra de vidro translúcido, que podem ser modificados de acordo com diferentes usos ou mudanças nas condições climáticas e de iluminação.

Casa de Chá / A1 Architects

Esta diminuta casa de chá foi projetada pelo A1 Architects para reunir pessoas. De um lado, o edifício se abre para o jardim enquanto de outro, se encerra em si através de uma parede de barro. Os convidados são convidados a sentar no tapete, junto a uma lareira em aço preto. A cúpula interior é feita em papel, filtrando a luz do sol e proporcionando uma iluminação difusa quase cênica e muito aconchegante.

Chamada de “a mãe de todas as cidades”, Praga foi uma das poucas cidades poupada da destruição generalizada durante a Segunda Guerra Mundial e, como resultado disso, seu patrimônio arquitetônico abarca estruturas construídas ao longo de quase um milênio.

Como centro político, cultural e econômico do país, a cidade se tornou uma das metrópoles mais visitadas de toda a Europa, um lugar incrível onde o passado e futuro convivem em perfeita harmonia.

Deixe um comentário

Open chat